terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Resenha: Feios - Scott Westerfeld


Em Feios de Scott Westerfeld, o planeta Terra que conhecemos está completamente diferente, muitos anos a frente do que vivemos hoje. A fim de acabar com conflitos por conta da desigualdade e degradação do planeta, as autoridades criam cidades altamente sustentáveis onde todas as pessoas ao completarem dezesseis anos passam por um cirurgia completa para virarem perfeitamente lindos. A cidade em que se passa a história é dividida na vila dos "coroas" perfeitos, Nova perfeição, onde moram todos os recém-perfeitos, e a Vila Feia , onde os jovens de doze a dezesseis anos moram e se preparam para passar pela cirurgia que mudará suas vidas pra sempre. E é nesse ambiante que se encontra Tally, uma feia que está a algumas semanas de realizar seu grande sonho de virar perfeita e reencontra seu amigo Peris que já mora nas torres de Nova perfeição. Tudo ia muito bem pra Tally até que no fim do verão ela acaba conhecendo Shay , também feia, e rapidamente viram melhores amigas, porém Shay, para a surpresa de Tally, definitivamente não quer virar perfeita e pretende quebrar todas as regras e fugir para a "Fumaça", um lugar que é quase uma lenda onde o misterioso David e outros feios que decidiram não passar pela cirurgia moram.

Eu estava com muuuuuiita vontade de ler esse livro e por isso tinha altas expectativas em relação a ele. Confesso que o inicinho, que narra o dia a dia de Tally na Vila Feia, foi um tanto entediante, mais aos poucos fui encontrando surpresas que deixaram tudo mais interessante.
A história é narrada na terceira pessoa, com partes descritivas detalhadas, o que pessoalmente me agrada.


O foco principal  é a critica aos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade e o autor mostra que apesar de ter sido criado um mundo onde todas as pessoas são igualmente perfeitas, o que tecnicamente resolveria de fato, grande parte dos problemas e conflitos que temos atualmente, a individualidade dos humanos foi desconsiderada, e a oposição a essa ideia é retratada através da Fumaça e seus habitantes, que decidiram não obedecer a esse padrão e respeitar as diferenças de cada um. Assim, o que para todos era considerado feio ou ate horrível, é para eles, completamente normal e até bonito.
Faz-se critica também a maneira como tratamos o meio ambiente atualmente, por exmplo quando é descrito como Tally se sente mal e hororizada ao ver uma árvore sendo cortada.
Gostei bastante de ler Feios, não só pela narrativa e enredo, mais principalmente por todas as teorias e questionamentos por trás da história.


Ganhei uma edição "Vira-Vira" da Saraiva, o que me deixou muito feliz porque não precisarei  esperar muito tempo pra ler a continuação ( Perfeitos).
É um livro de 348 páginas que dá pra ler rapidinho, e com certeza vai te deixar na expectativa pra ler o próximo!

Um comentário:

  1. É uma das minhas séries preferidas!
    Adorei a escrita de Scott! :)
    A série inteira é emocionante!!
    Bjoss

    http://www.fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir