quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

O que eu li/assisti em 2013 + Leituras para 2014


Faaala galera, tudo bem com vocês? Por aqui está tudo bem. Hoje, 1º de janeiro de 2014, ano novo, vida nova, POST NOVO! Vim falar pra vocês quais foram as minhas leituras ao longo do ano passado e quais são algumas das metas de leitura para este ano.


Começo o ano de 2013 lendo Morte Súbita de J.K.Rowling (não tenho foto com o livro pois o mesmo está emprestado). Não vou mentir que demorei muito pra ler muito esse livro. Tive que parar umas duas vezes por preguiça e pressão por parte da escola. Mas depois de uns 3 meses consegui finalizar a leitura e digo que Morte Súbita é um bom livro. Ele narra o que acontece no vilarejo de Pagford após a morte (súbita) de um conselheiro local, Barry Fairbrother, que deixa sua vaga para algum morador local assumir. Aos poucos a autora vai nos mostrando o lado podre de cada personagem. É um livro muito verossímil. Cada estereótipo criado no livro é visto nos dias de hoje, em pessoas comuns.


Depois de Morte Súbita, comecei a ler:
isso mesmo! O Silêncio dos Inocentes de Thomas Harris. O livro possui uma escrita boa, possibilitando uma leitura mais rápida. Ele narra a caça do FBI ao serial killer Buffalo Bill e para isso o FBI envia a agente Clarice Starling até Lecter para que ela possa o entrevistar a fim de que ele a ajude a traçar um perfil desse psicopata. O personagem de Lecter, para os que desconhecem, é um psiquiatra, canibal, que sim, mete muito medo. A adaptação dessa novela para o cinema ganhou 5 Oscars! O filme também é muito bom, estrelado por Jodie Foster como a agente Clarice e Anthony Hopkins como Hannibal Lecter.


Depois de O Silêncio dos Inocentes, foi a vez de:
Millenium - Os homens que não amavam as mulheres. O livro, protagonizado por Mikael Blokvist, um jornalista "recém fracassado" depois de perder um processo na justiça, vai contar a história de Mikael após ser contratado por um forte empresário sueco, Henrik Vanger, para (aparentemente) escrever a biografia da sua família, mas Henrik pede que Mikael faça uma investigação maior para descobrir o que aconteceu com a sua sobrinha, Harriet Vanger, que misteriosamente desapareceu há uns 40 anos. Mikael começa a escrever a biografia, mas muito descrente de poderá saber o que aconteceu com Harriet até que sua filha sem querer lhe dá uma ajuda e as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar. Nesse meio-tempo, Lisbeth Salander,  free lancer, também é contratada para ajudar Mikael e essa mulher é muito massa (Conheçam Lisbeth!). O livro sofreu duas diferentes adaptações cinematográficas, uma sueca (que eu nunca assisti) e uma norte-americana dirigida por David Lynch e estrelada por Daniel Craig como Mikael e Rooney Mara como Lisbeth.


Depois de uma história densa, cheia de personangens como Millenium, foi a vez de Revolução dos Bichos, de George Orwell. Esta fábula vem ilustrar a rebelião dos bichos de uma granja para que eles possam tomar as rédeas da granja e a posterior rejeição dos primeiro valores pelos líderes, basicamente o que aconteceu com a União Soviética.
Na linha de ler coisas mais leves, escolhi ler O Diário de um Banana. E olha, esses livros são muito legais. Recomendo a qualquer criança de 10 ou você mesmo que já passou dessa idade. Todos os diários (eu li 5, eram os que tinha na biblioteca da minha escola) contam as aventuras de Greg Heffley, que por sinal são engraçadas, sádicas e etc.


Finalizo o ano lendo O Chamado do Cuco (tento trazer resenha semana que vem) e para terminar a leitura em 2014 ficarão também O Guardião de Nicholas Sparks e As Aventuras de Pi de Yann Martel.


Sobre os filmes que assisti, vou resumi-los em duas palavras: QUENTIN TARANTINO. Passei o ano apreciando as obras de QT, divulgando o máximo que pude. A história não-linear e a violência me chamaram bastante atenção. Cães de Aluguel, Pulp Fiction - Tempos de Violência, Jackie Brown, Kill Bill Vol. 1, Kill Bill Vol. 2, À Prova de Morte, Bastardos Inglórios e Django Livre: são esses os oito 'filhos' de QT.

Quero aproveitar a ocasião para lhes desejar um Feliz Ano Novo. Que ele possa ser repleto de conquistas, sucesso, realizações, paz e saúde na vida de cada um de vocês. Quero lhes agradecer pelas mais de 700 visualizações que tivemos no ano passado e conto com a visita de vocês sempre. Um grande abraço! #Pedro

3 comentários:

  1. Gostei da ideia do blog. Saber o que os leitores pensão sobre determinados livros, conta muito na hora de escolher o próximo livro a ler.
    Estão de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita Weliton. Saber o que os nossos leitores pensam sobre o nosso blog é muito bom para nós.
      Volte sempre aqui e não esqueça de sugerir livros, comentar sobre um livro que a gente resenhou e etc.
      Abraço!

      Excluir
  2. oi Pedro! caprichou no blog! só estou começando o meu!!! muito caprichado!!!! gostei.

    ResponderExcluir