quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A Culpa é das Estrelas - John Green

 

Oi, meu nome é Gabrielli e hoje vou falar um pouquinho sobre o livro A Culpa é das Estrelas, que aliás está super comentado ultimamente. O livro, escrito por John Green e publicado aqui no Brasil pela Intrínseca, conta a historia de Hazel Grace, uma adolescente  de 16 anos que tem câncer, e através de uma grupo de apoio a adolescentes com a doença, ela conhece Augustos Walter, que desde o primeiro momento que a viu não conseguiu tirar os olhos dela.  Os dois logo se dão bem e juntos aprendem a lidar com suas doenças, a adolescência e a morte.


Diferente dos livros sobre câncer que costumam ser publicados, A Culpa é das Estrelas trata do assunto de uma forma descontraída e irônica, mas sem deixar de mostrar o lado sério e triste que é o câncer.  Hazel é inteligente e intelectualizada, Augustos é engraçado e irônico, o que faz  dois um casal bem harmônico e divertido, não muito meloso, mas ainda assim romântico e terno. Além disso é interessante como o autor manteve o espírito jovem dos personagens, mesmo passando por tantas coisas bem cedo na vida, eles ainda são adolescentes que gostam de jogar videogame ou assistir a um programa de TV como American's Next Top Model, o que também destaca como o livro é atual.


Talvez eu esperasse um pouco mais desse livro, pela quantidade de coisas que li e ouvi a respeito dele, ainda assim é um livro  muito bom, recheado de ótimas reflexões a respeito da vida, morte, família e amor. A leitura é rápida e empolgante.



Ficha Literária:

Nome: A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Número de páginas: 283
Editora: Intrínseca
Citação Preferida:


"...me ocorreu que a ambição voraz dos seres humanos nunca é saciada quando os sonhos são realizados, porque há sempre a sensação de que tudo poderia ter sido feito outra vez.."


Dá pra achar mais informações super legais no site oficial do livro que também te leva pro canal do John
Green no YouTube que é sempre atualizado. :)
Espero que gostem, até a próxima ;)


2 comentários:

  1. Bom, particularmente achei o livro desinteressante, apesar do romance principal ter sido quase em perfeita dose. Você comenta que a questão do câncer é tratada de forma descontraída, eu discordo, simplesmente pelo fato de que tudo que acontece com a Hazel (segundo ela), é um 'privilégio do câncer', e ela se apega tanto a esse fato, que acabou deixando o clima do livro - na minha opinião -, totalmente intenso de uma forma desagradável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio, tudo bom? Obrigada por deixar a sua opinião.
      De fato, acho que tivemos visões diferentes da historia, quem sabe, na próxima vez que eu ler o livro, analisando por um outro angulo, talvez até mesmo levando em conta seu comentário, eu passe a ver a historia de outra maneira.
      Agradecemos a visita e apreciamos muito comentários como o seu, volte sempre ;)

      Excluir